Gorak Shep, Kala Pattar e Everest Base Camp - Trekking no Khumbu (Parte 5) - Nepal

Após cruzar o passo Cho La (5420m), passamos uma noite em Dzonglha (4830m) e, no outro dia, caminhamos até o vilarejo de Gorak Shep (5160m). Nos hospedamos no Buddha Lodge (100 rúpias o quarto para duas pessoas).


Dia 19 (15/05):

O dia amanheceu com céu aberto. Assim, aproveitamos o bom tempo para subir o Kala Pattar (5545m), uma pequena montanha ao lado de Gorak Shep. O Kala Pattar é bastante conhecido por proporcionar uma das melhores vistas do monte Everest. Do cume do Kala Pattar, nós descemos até encontrar a trilha que segue em direção ao final do vale, onde está o acampamento base do Everest (acampamento utilizado como base para os alpinistas que estão tentando escalar o Everest pelo lado nepalês). Após uma descida por pedras soltas, encontramos a trilha principal, que nos levou ao chamado Everest Base Camp. Com o avançar do dia, como é de costume, o tempo já havia nublado. Caminhamos um pouco pelo acampamento e, depois, voltamos para Gorak Shep, onde passamos mais uma noite.


Vista desde o Glaciar Changri Shar, um pouco ao sul de Gorak Shep. Ao fundo pode-se ver, da esquerda para a direita, o Pumori (7165m), o Lintren (6713m), Khumbatse (6639m), Changtse (7550m). No lado direito da foto está o Glaciar Khumbu e, no final do vale, fica o acampamento base do Everest (o Everest não aparece nesta foto - está mais para a direita). O vilarejo de Gorak Shep está escondido atrás das pedras, no lado esquerdo do foto, olhando em direção ao Pumori.


Pumori (7165m)


Gorak Shep (5160m). Ao fundo destaca-se o Pumori (7165m). O Kala Pattar (5545m) é o morro sem neve visível logo à frente do Pumori. Nesta foto pode-se ver inclusive as trilhas de sobem o Kala Pattar.


Casa com placas solares (para gerar energia elétrica) e “solar cooker” (refletor solar para aquecimento de água, utilizado para cozinhar). Não somente em Gorak Shep, mas também em diversos outros lugares, durante toda a caminhada, observamos o uso de fontes alternativas de energia.


No cume do Kala Pattar (5545m)


No cume do Kala Pattar, com o Everest ao fundo.


Vista do cume do Kala Pattar. Da esquerda para a direita, pode-se ver o Changtse (7550m), o Everest (8850m) e o Nuptse (7861m). É visível também uma pequena ponta do Lhotse (8501m), escondido atrás do Nuptse. O acampamento base do Everest está no final do vale, no lado esquerdo da foto, aos pés da Khumbu Icefall (Cascata de Gelo do Khumbu).


Everest (8850m - a montanha mais alta do mundo) e o Lhotse (8501m - a quarta montanha mais alta do mundo - escondida no canto direito da foto). Entre o Everest e o Lhotse, está o Colo Sul, à 8000 metros de altitude, onde as expedições que estão escalando o Everest montam o último acampamento, antes de fazer o ataque ao cume.


Everest (8850m)


Vista do cume do Kala Pattar em direção ao sul. Ao longo do vale, pode-se ver o Glaciar Khumbu. Ao fundo estão, da esquerda para a direita, o Ama Dablam (6856m), o Kantega (6779m) e o Thamserku (6608m).


Bandeirinhas budistas, com o Ama Dablam (6856m) ao fundo.


Vista no caminho para o acampamento base do Everest, que está no final do vale, aos pés da Khumbu Icefall (Cascata de Gelo do Khumbu). Ao fundo, pode-se ver o Changtse (7550m).


Andando pelo Glaciar Khumbu, no caminho para o acampamento base do Everest.


Glaciar Khumbu


Everest Base Camp


Barracas das expedições que estão tentando escalar o Everest


Acampamento base do Everest. Ao fundo está a Khumbu Icefall, um enorme glaciar que desce do Everest e do Lhotse, por onde se faz a primeira etapa da escalada do Everest.


No dia seguinte deixamos Gorak Shep e iniciamos a descida, seguindo o caminho de volta pelo vale.




Para ver as demais postagens sobre esta caminhada, clique nos links abaixo:

Trekking no Khumbu (Parte 1) - Nepal

Trekking no Khumbu (Parte 2) - Nepal

Trekking no Khumbu (Parte 3) - Nepal

Trekking no Khumbu (Parte 4) - Nepal

Trekking no Khumbu (Parte 6) - Nepal

Nenhum comentário:

Postar um comentário