Gokyo - Trekking no Khumbu (Parte 3) - Nepal

Após cruzar o Renjo La (Passo Renjo), chegamos no belo vilarejo de Gokyo, situado ao lado do lago Dudh Pokhari, à 4750 metros de altitude. Nos hospedamos no Cho Oyu View Lodge (quarto para duas pessoas: gratuito).


Dia 14 (10/05):

Um pouco cansados devido a caminhada puxada do dia anterior, decidimos fazer um dia mais leve. O tempo estava lindo e aproveitamos para caminhar até o lago Thonak Tsho, seguindo pelo vale, no rumo norte. Após esta caminhada bastante tranquila, voltamos para o lodge, onde passamos a tarde descansando.

Reflexo no lago Dudh Pokhari, com o vilarejo de Gokyo (4750m) e o monte Cho Oyu (8201m) ao fundo. De manhã cedo, quando ainda não há vento, as águas do lago se tornam um verdadeiro espelho.


Pharilapche (6017m), refletido no lago Dudh Pokhari


Bandeirinhas budistas na entrada do vilarejo de Gokyo, com o monte Cho Oyu (8201m) ao fundo.





Cho Oyu (8201m), a sexta montanha mais alta da mundo.


O gigante maciço montanhoso, que se extende do Cho Oyu (8201m - à esquerda) até o Gyachung Kang (7922m - à direita)


Gyachung Kang (7922m)


O lago Thonak Tsho está a cerca de uma hora de caminhada desde o vilarejo de Gokyo, seguindo pelo vale, no rumo norte.
Ao longo do vale, existem seis lagos sagrados, numerados a partir do início (parte baixa) do vale. O Dudh Pokhari, em Gokyo, é o terceiro lago. O Thonak Tsho é o quarto.


De volta em Gokyo, por volta do meio dia. Com o vento, a água do Dudh Pokhari já não fica mais espelhada. Porém, ganha uma linda tonalidade turquesa. Ao fundo, pode-se ver o Renjo La (Passo Renjo), que nós cruzamos no dia anterior.


Dia 15 (11/05):

Acordamos cedo para subir o Gokyo Ri (5360m), uma pequena montanha ao lado do vilarejo de Gokyo, de onde se tem belas vistas da paisagem ao redor. Após uma subida tranquila, de aproximadamente duas horas, chegamos no cume. Um visual incrível. Passamos bastante tempo lá em cima curtindo a vista. A descida de volta para o vilarejo foi bem rápida. Almoçamos no lodge e depois passamos a tarde descansando.

O Gokyo Ri (5360m) é esta pequena montanha visível no lado esquerdo da foto. No lado direito está o vilarejo de Gokyo.


No cume do Gokyo Ri (5360m)


No cume do Gokyo Ri


Vista do cume do Gokyo Ri. No vale, pode ser visto o vilarejo de Gokyo, ao lado do lago Dudh Pokhari. Logo atrás está outro lago, o Taboche Tsho (o segundo lago sagrado). No lado esquerdo da foto está o Glaciar Ngozumpa, um dos maiores do Himalaia. Ao fundo, no canto superior esquerdo da foto, bem longe, pode-se ver o monte Makalu (8463m). Mais ao centro, mais próximo, destacam-se o Cholatse (6443m) e Taboche (6542m). E no canto superior direito, estão o Kantega (6779m) e o Thamserku (6608m).


Bandeirinhas budistas no cume do Gokyo Ri. Ao fundo estão, da esquerda para a direita, o Everest (8850m), Nuptse (7861m), Lhotse (8501m) e Makalu (8463m).


Everest (8850m - a mais alta montanha do mundo), Nuptse (7861m - visível no centro, mais a frente), Lhotse (8501m - a quarta montanha mais alta do mundo)


Da esquerda para a direita: Changtse (7550m), Everest (8850m), Nuptse (7861m), Lhotse (8501m) e Makalu (8463m - a quinta montanha mais alta do mundo)


Planta no topo do Gokyo Ri, à 5360 metros de altitude


No final da descida do Gokyo Ri, pouco antes de chegar no vilarejo de Gokyo. Vista do vilarejo com os montes Cholatse (6443m) e Taboche (6542m - no canto direito) ao fundo. Ao lado do vilarejo há um cercado, com muro de pedras, onde estão vários yaks (boi tibetano).


Um yak pastando em Gokyo


Yaks, com o Cho Oyu (8201m) ao fundo


Yak na beira do lago Dudh Pokhari, em Gokyo


Junto com a Dali, a simpática senhora, dona do Cho Oyu View Lodge, onde ficamos hospedados.




Para ver as demais postagens sobre esta caminhada, clique nos links abaixo:

Trekking no Khumbu (Parte 1) - Nepal

Trekking no Khumbu (Parte 2) - Nepal

Trekking no Khumbu (Parte 4) - Nepal

Trekking no Khumbu (Parte 5) - Nepal

Trekking no Khumbu (Parte 6) - Nepal

Nenhum comentário:

Postar um comentário