My Son - Vietnã (Vietnam)

No dia 29/09/2010 fizemos um passeio até as ruínas de My Son, que estão a cerca de 55km da cidade de Hoi An.

O nome My Son não vem do inglês e, portanto, não significa “meu filho”. O conjunto de templos de My Son foi o mais importante centro religioso do império Champa, entre os séculos IV e XIII. Cham era um povo hinduísta, acredita-se que originário da ilha de Borneo, que se instalou por volta do século II na área central do atual Vietnã. Eles conduziam atividades de pirataria aos barcos de comércio que passavam pela região, e por isso estavam em constante guerra com os vietnamitas, ao norte, e com os khmers, ao sudoeste.

O complexo de templos de My Son estava constituído com 68 edifícios. Atualmente restam apenas 20 edificações em ruínas. Na época da guerra do Vietnã, o local foi fortemente bombardeado pelos Estados Unidos.


A maior parte dos templos de My Son são dedicados aos reis Cham, os quais eram associados à divindades, particularmente Shiva, que era considerado o fundador e protetor das dinastias do império Champa.














Templos de My Son


DICAS:
- Qualquer hotel e/ou agência de turismo de Hoi An oferece excursões para My Son, por 4 dólares (ida e volta de ônibus) e por 6 dólares (ida de ônibus e volta de barco). Os passeios costumam sair de manhã e já estão de volta em Hoi An no início da tarde. O valor das excursões não incluiu a taxa de entrada, que custa 60.000 dong (aproximadamente 3 dólares).

Hoi An - Vietnã (Vietnam)

Hoi An é uma pequena cidade localizada próxima ao litoral, na área central do Vietnã e possui aproximadamente 80 mil habitantes. É uma linda cidade, muito bem preservada, onde ainda pode-se observar (e imaginar) um pouco do Vietnã de antigamente. A cultura e história estão presentes em todos os cantos da Cidade Antiga, além de ser um lugar bastante tranquilo e gostoso de ficar.

Chegamos em Hoi An no dia 27/09, depois de passar a noite viajando de ônibus desde Nha Trang. Passamos alguns dias passeando e curtindo esta bela e agradável cidade.


Hoi An está situada nas margens do Rio Thu Bon e foi um antigo porto de comércio internacional séculos atrás. Assim, as influências das culturas chinesa, japonesa e européia são visíveis na arquitetura e arte local.


Casas antigas na margem do Rio Thu Bon, onde atualmente funcionam lojas de artesanato local, bares e restaurantes.


Ponte japonesa coberta, construída em 1593.


Foto tirada dentro da ponte japonesa. Ela tem uma cobertura que serve de abrigo e um pequeno templo dentro.


Estilos arquitetônicos se misturam pelas ruas da cidade.


Em Hoi An as casas ficam abertas para a sorte entrar. Lugar pacato, sem riscos, onde a vida passa em outro ritmo.


A cidade é toda enfeitada com lanternas.


A maior parte das casas da Cidade Antiga são amarelas.


Vendedora caminhando pelas ruas de Hoi An.


A bicicleta ainda é um meio de transporte bastante utilizado (apesar da enorme quantidade de motos, como em qualquer lugar do Vietnã).


Vendedora no Mercado Central da cidade.


No Mercado Central


Ciclista nas ruas de Hoi An. Pode-se notar que o “pijama” é o traje da moda entre as mulheres do Vietnã.


Senhora em uma canoa


Senhora vendedora de rua


Vendedora no mercado






A cidade de Hoi An serve de cenário para inúmeras sessões fotográficas. Sempre há alguém arrumado, com trajes típicos, especialmente produzido para uma sessão de fotografia. E nós, é claro, também aproveitávamos a oportunidade para tirar algumas fotos.






Sessão fotográfica de casamento em Hoi An


O centro antigo de Hoi An e a Ponte Japonesa, no início da noite.


A Ponte Japonesa


O centro antigo é repleto de lanternas (luminárias), que enfeitam a noite de Hoi An, evidenciando ainda mais o charme da cidade.


Luminárias à venda em uma loja


Barcos no Rio Thu Bon


Hoi An


No dia 29/09 aproveitamos para fazer um passeio até as ruínas de My Son, que estão a cerca de 55km da cidade.

E no dia 30/09, logo depois do almoço, deixamos Hoi An. Seguimos até Hué, onde paramos para trocar de ônibus e, então, continuamos a viagem rumo à Ninh Binh. Porém, dormimos em nossa passagem de madrugada por Ninh Binh e acabamos indo parar em Hanoi. Sem problemas: Deixamos para visitar Ninh Binh em uma próxima ocasião.


DICAS:
- Hoi An conta com várias opções de hotéis, pousadas e guesthouses, para todos os gostos e de diversas faixas de preço. Os mais econômicos estão entre os 8 e 10 dólares, o quarto para duas pessoas.
- Ao longo das margens do rio, há várias opções de restaurantes e também de comida de rua. Quanto aos restaurantes (assim como os hotéis), também tem para todos os gostos e faixas de preço. Vários oferecem chopp ao preço irresistível de 3.000 dong o copo (aproximadamente 0,15 dólares).

Nha Trang - Vietnã (Vietnam)

Depois de passarmos a noite viajando de ônibus desde Ho Chi Minh City (Saigon), chegamos no dia 23/09/2010 de manhã cedo em Nha Trang. Nos instalamos em um hotel e aí passamos alguns dias descansando, comendo e dormindo. As vezes necessitamos tirar férias das férias.

Nha Trang é uma cidade de tamanho razoável, com 315 mil habitantes, localizada no litoral do Vietnã. Não é nenhum grande paraíso natural. Mas apesar de bastante urbanizada, pode-se dizer que a enorme praia situada em frente da cidade é muito bonita. No entanto, talvez a principal atração do lugar esteja mesmo nas várias ilhas que estão logo em frente, e que oferecem ótimas opções de mergulho.


Na praia de Nha Trang


Quiosques na praia


A praia de Nha Trang é tomada por insistentes vendedoras ambulantes.


Foto do grande aquário que ficava no hall de entrada do nosso hotel. Parece até o fundo do mar.


Pho é uma sopa de noodles, que faz parte do cardápio diário dos vietnamitas. Nha Trang, como qualquer cidade do Vietnã, também oferece algumas boas opções de comida na rua, que é uma das melhores formas de se conhecer a comida local.


No dia 25/09 fizemos um passeio de barco por algumas ilhas próximas da costa.


Snorkelling em uma das ilhas com muitos corais e peixes multicoloridos.


É possível ver peixes de fora da água também.


O guia do passeio chegou no nosso hotel, seríssimo pronunciando poucas palavras, com boné e roupa verde militar. Ao chegarmos no pier, ele pronunciou apenas palavras de ordem e nos conduziu até o barco. Já instalados no barco, esperando os últimos passageiros, começamos a ouvir muita música e animação no barco ao lado. O guia do outro grupo estava simulando um “strip tease”. Pensamos que o passeio no outro barco seria mais animado.
Mas nos enganamos, aquele sério senhor com ares de tenente, após o almoço trocou seu uniforme por uma roupa menos formal, pegou o microfone e soltou a voz no karaoke. Difícil foi fazer ele parar de rebolar em cima do tablado de madeira no barco.
Nesta foto, ele está tocando meia-lua enquanto outro passageiro está cantando.


A banda do karaoke, com sua bateria improvisada e enferrujada pela maresia.


E como se não bastasse, após o karaoke, o nosso guia pulou na água com seu chapéu cônico com flores, e convidou todos para um copo de vinho. Pulamos todos na água e recebemos felicitações de ano novo em pleno setembro.


Após todas as gargalhadas proporcionadas pelo nosso guia, desembarcamos para conhecer a última ilha antes de voltar para Nha Trang.


Casal vietnamita muito animado com o passeio.


A tripulação do barco: Mulheres ninja. Para se proteger do sol elas cobrem tudo, usam luvas, chapéu, máscara, meia, etc. Vale tudo.


No dia 26/09, no final da tarde, deixamos Nha Trang e seguimos de ônibus rumo à Hoi An, onde chegamos no dia seguinte de manhã cedo.


Nha Trang, no litoral do Vietnã


DICAS:
- Visitamos Nha Trang na baixa temporada e, por isso, os preços dos hotéis e guesthouses estavam bem baixos. No geral, as acomodações na cidade são bem confortáveis e as opções baratas estavam entre 6 e 10 dólares. Nos hospedamos no Nice Hotel (localizado em uma pequena travessa da Rua Hung Vuong), que nos ofereceu um quarto por 7 dólares (quarto para duas pessoas, com banheiro, frigobar, ar condicionado, TV à cabo e internet wi-fi). Este foi o melhor hotel que ficamos, até o momento, em toda nossa viagem pela Asia. E por um preço imbatível. Porém, na alta temporada os preços dobram.
- Qualquer agência de turismo ou hotel da cidade oferece diversas opções de passeios, desde mergulho nas ilhas até visitas aos templos históricos da região. Nós fizemos um passeio de barco que passa por quatro ilhas próximas da costa. O passeio dura o dia inteiro, inclui todos os transportes (ônibus e barco), almoço, lanche com frutas, vinho, equipamento de snorkelling e custa somente 90.000 dong por pessoa (aproximadamente 4,60 dólares). Incrível!