Sivananda Ashram - India

No dia 24/01/2010 chegamos de noite em Trivandrum, capital do estado de Kerala. E no dia seguinte (25/01) fomos de ônibus para o Sivananda Yoga Vedanta Dhanwantari Ashram, que está à uns 30km de Trivadrum, ao lado de uma represa, chamada Neyyar Dam. Este ashram foi fundado em 1978 pelo Swami Vishnudevananda (1927-1993), discípulo do Swami Sivanda (1887-1963).
Passamos 6 dias neste ashram praticando yoga. Um dos cursos que eles oferecem é Yoga Vacation, em que as pessoas ficam hospedadas dentro do ashram praticando yoga durante o dia inteiro. A duração normal do curso é de 2 semanas, no entanto grande parte da pessoas não segue a risca esse prazo, podendo ficar menos dias ou mais dias, já que a rotina diária das atividades é sempre igual. A única coisa que define o início e fim do curso são as aulas teóricas. A programação diária é a seguinte:
5:20 - Despertar
6:00 - Satsanga: meditação, mantras e palestra
7:30 - Chá
8:00 - Aula de Asana (exercícios físicos) e Pranayama (exercícios respiratórios)
10:00 - Refeição
11:00 - Karma Yoga (trabalho para o ashram)
12:00 - Descanso
13:30 - Chá
14:00 - Aula teórica
15:30 - Aula de Asana e Pranayama
18:00 - Refeição
20:00 - Satsanga: meditação, mantras e palestra
22:30 - Apagar das luzes

Para mais informações sobre o ashram, veja o site a seguir:
www.sivananda.org/ndam


Prédio do refeitório


Templo


Pintura ao lado do templo


Ficamos acampados no ashram. O ashram oferece três tipos de hospedagem: dormitórios coletivos, quartos duplos e área de acampamento. Os custos são bem baratos e incluem todas as refeições e o programa de aulas.
Nos dias que estivemos lá, além do Yoga Vacation (do qual estávamos participando), estava tendo também um curso para formação de professores e, por isso, o ashram estava lotado.


Flor da árvore Cannon Ball


A represa Neyyar Dam, em frente ao ashram


Neyyar Dam


Neyyar Dam e, ao fundo, umas montanhas bastante interessantes


Neyyar Dam


Ator de Kathakali se preparando para uma apresentação que foi realizada dentro do ashram. Kathakali é uma arte típica do estado de Kerala, que mistura teatro, música e dança. As apresentações são baseadas em trechos dos textos sagrados hinduístas, como por exemplo o Mahabharata ou o Ramayana. Percussionistas e cantores acompanham os atores, que retratam a história através de seus movimentos precisos, especialmente mudrás (gestos das mãos) e expressões faciais.


Apresentação de Kathakali


No dia 31/01 deixamos o ashram e continuamos nossa viagem: Pegamos um ônibus para Trivandrum.

Munnar - India

Munnar é uma pequena cidade no estado de Kerala. Está localizada à mais de 1500m de altitude, em meio as montanhas do Western Ghats. A região é coberta por plantações de chá e, perto de Munnar, estão também alguns parques e reservas ambientais, com vegetação e fauna nativa (incluindo elefantes, tigres, etc.).

No dia 22/01/2010 pegamos um ônibus em Cochin e fomos para Munnar (5 horas e meia, subindo a serra). De tarde, caminhamos um pouco por perto da cidade.
No dia seguinte pegamos um ônibus até Top Station, subindo a serra, uns 32km depois de Munnar, já na fronteira com o estado de Tamil Nadu. Caminhamos um pouco por Top Station. Porém, lá em cima, uma neblina inesperada não nos deixou ter grandes vistas.


Plantação de chá, ao redor de Munnar


Munnar está rodeada por plantações de chá e pelas montanhas do Western Ghats. Esta considerável cadeia montanhosa garante um clima ameno na região (umas “férias” para o calor constante que faz na zona litorânea). Perto de Munnar está a maior a montanha da região, o Anamudi, com 2695m de altitude.


Plantação de chá, ao redor de Munnar


Casas e plantações de chá, nos alredores de Munnar


Crianças “fazendo festa” quando passamos


Crianças nos alredores de Munnar


Templo nos alredores de Munnar


Quantos indianos cabem num rickshaw?
(Rickshaw = taxi triciclo, muitíssimo comum em toda a India)


Plantação de chá, próximo ao Top Station


Trabalhadoras na plantação de chá


Trabalhadoras reunindo a colheita de chá


Vendedora de cenouras, em Top Station


No dia 24/01 deixamos Munnar: Pegamos de manhã cedo um ônibus rumo à Trivandrum.

Cochin - India

Kochi, também conhecida como Cochin, é uma cidade de mais de 1,3 milhões de habitantes, situada no estado de Kerala.
O estado de Kerala, localizado no sul da India, é um dos mais avançados do país. Em 1957 Kerala foi pioneira mundial em eleger livremente um governo comunista. Enquanto o martelo e a foice comunistas não tiveram talvez grande sucesso em outras partes do mundo, os princípios socialistas-democráticos de Kerala tem demonstrado uma trajetória de relativo sucesso. Kerala tem sido rotulada como o estado indiano mais desenvolvido socialmente. O índice de alfabetização é o maior do país. A mortalidade infantil é um quinto da média nacional. E a expectativa de vida está em 73 anos, 10 anos acima da média do resto da India.

A cidade de Cochin é composta por um conjunto de ilhas e penísulas. Ao longo dos séculos, o local atraiu comerciantes e exploradores de diversas partes do mundo, como portugueses, holandeses, ingleses, chineses, árabes, etc. O navegador português Vasco da Gama chegou aí em 1498, dando início ao colonialismo europeu e a briga pelo controle do lucrativo comércio de especiarias.

Chegamos em Cochin por volta do meio dia de 18/01/2010, depois de passar a noite viajando de trem desde Gokarna / Karwar. Caminhamos da estação de trem até o terminal hidroviário (1,5km), onde pegamos um barco para Fort Cochin. Localizado numa ilha, Fort Cochin é o bairro onde há mais estrutura de turismo. Assim, passamos 4 dias descansando e passeando nesta pacata cidade. Chegamos a ter a impressão que não estávamos mais na India. As ruas são mais limpas e a cidade mais organizada. Há pobreza, porém menos que em outras partes do país. Por outro lado também, os preços em geral são mais altos.


Cochin


Basílica de Santa Cruz. O prédio original foi construído neste local em 1506 pelos portugueses, enquanto este edifício atual é bem mais recente, de 1902.


Igreja de São Francisco. Originalmente, a igreja foi construída em madeira no ano de 1503, sendo considerada a primeira da India. O edifício atual é do século XVI, e substituiu o prédio original de madeira. O navegador Vasco da Gama, que morreu em Cochin em 1524, ficou enterrado aí por 14 anos, quando seus ossos foram então transferidos para Lisboa.


Redes de pesca chinesas, bastante comuns nas costas de Cochin. Esta técnica de pesca foi trazida no século XV por comerciantes chineses e utiliza um aparado com enormes braços de madeira para estender e recolher a rede.


Pescadores em Cochin


Lojas e pousadas: Fort Cochin é o bairro com maior estrutura para os turistas. Por alguns momentos pode até parecer que não estamos mais na India.


Crianças pegando um rickshaw para voltar da escola para casa. (Rickshaw é este taxi triciclo, muitíssimo comum em toda a India).


Fantoches


Esta cabra subiu em cima do muro!


Uma família no barco entre Ernakulam e Fort Cochin


Flor, em Fort Cochin


No dia 22/01, de manhã, deixamos Cochin e fomos de ônibus para Munnar.

Gokarna - India

Gokarna é um pequeno povoado localizado no litoral norte do estado de Karnataka. Em Gokarna existem vários templos e, por esse motivo, a cidade é muito frequentada por peregrinos indianos. Além dos peregrinos, os turistas estrangeiros, que vêm em busca das praias, também movimentam a cidade. Ao sul do povoado está uma série de praias com pouca infra-estrutura e bastante agradáveis de ficar.

Chegamos em Gokarna no final da tarde de 12/01/2010. Passamos esta noite no vilarejo e, no dia seguinte, nos mudamos para uma praia logo ao sul, chamada Kudle. Lá ficamos por mais alguns dias, descansando e aproveitando a praia. Caminhando um pouco mais ao sul, fomos também conhecer a praia Om.


Uma “charrete-templo”, que é utilizada em algumas cerimônias hinduístas


Peregrino em Gokarna


Peregrino dormindo


Vinte minutos de caminhada levam até a Praia Kudle, um pouco ao sul de Gokarna. Nesta foto, ao fundo, pode-se ver a Praia de Gokarna, onde está o povoado.


Praia Kudle, onde passamos alguns dias.


Praia Kudle


Um tipo bastante frequente em Gokarna é “o hippie que virou monje”: Turistas estrangeiros que aderiram à moda dos peregrinos indianos.


Pôr-do-sol na Praia Kudle


No dia 17/01 deixamos Gokarna: Pegamos um trem até Karwar e outro até Cochin, que viajou durante toda a noite.

Aihole - India

Aihole é uma pequena cidade, localizada à aproximadamente 40Km de Badami, que contém diversos templos e ruínas datados dos séculos IV ao VI d.C. Foi a capital do império Chalukyan até o século VI d.C., quando a capital foi transferida para Badami.

No dia 11/01/2010, de tarde, pegamos um ônibus em Badami e fomos conhecer Aihole. Fizemos uma visita rápida de aproximadamente uma hora. Conhecemos o principal templo do complexo, chamado Durga Temple, que foi construído no século VII d.C. Templo hinduísta, com forma semi-circular, inspirado na arquitetura de templos budístas.


Vista da fachada semi-circular do Durga Temple


Durga Temple


Outro templo, próximo ao Durga Temple


Senhora vendedora


Este senhor pediu para ser fotografado, enquanto esperávamos o ônibus para voltar para Badami.


Pegamos o ônibus de volta à Badami com várias crianças que estavam saindo da escola. Esta foto mostra as crianças nos dando tchau, depois de descerem do ônibus.

Voltamos para Badami, onde passamos mais uma noite. No outro dia, seguimos viagem para Gokarna, no litoral.