Kathmandu - Nepal

Acordamos cedo no dia 02/07/2010, tomamos café no lugar de costume, onde aproveitamos para nos despedir da amável família do restaurante, que no dia anterior nos presenteou com uma adorável e improvisada festa de aniversário para o Beto. Assim, deixamos Pokhara depois de vários dias de descanso. Pegamos um ônibus e após 6 horas de viagem finalmente chegamos em Kathmandu, onde ficaríamos até o dia 12/07.

Kathmandu é a capital do Nepal. Está localizada na região central do país, em um vale que leva o mesmo nome, à 1350m de altitude. É uma grande cidade, com mais de 1 milhão de habitantes.

A primeira impressão que se tem de Kathmandu é de uma cidade barulhenta, tumultuada e suja. Mas aos poucos, andando pelas ruas estreitas da cidade antiga, começamos a descobrir seus encantos e ela foi se revelando uma cidade muito acolhedora. Nela o moderno e o tradicional andam juntos e a tolerância religiosa é visível. Por toda a cidade é possível ver lado a lado templos budistas e hinduístas.
Ficamos hospedados no centro da cidade em um pequeno bairro chamado Paknajol, ao lado de Thamel, que é lugar bastante turístico, cheio de lojinhas interessantes, restaurantes, cafés, bancos e outras diversas opções de hotéis.

DICA: O bairro de Paknajol oferece boas opções de pousadas com bom custo benefício. Ficamos no Family Peace House, que oferece internet gratuita (wifi e também um computador na recepção). Por estarmos na baixa estação e também por nos hospedar por vários dias, conseguimos negociar a diária por 300 rúpias, para um quarto de casal com banheiro dentro.
Outro achado foi o restaurante Yak, em Thamel, que oferece comida tibetana e indiana, muito saborosa e barata. O Yak Restaurant fica na rua Narsing Gate, próximo da travessa com a rua Chhetrapati.



Vendedora de pimentas


Mendigagem








Estavámos andando pelas ruas e vimos essa plantação de arroz, em plena cidade de Kathmandu, aproveitando um terreno vazio.


Monastério budista, em uma pequena praça, entre a Durbar Square e Thamel.


Stupa ao lado do monastério














Vendedora de velas, em frente a um templo


Sadhu


Rickshaw (taxi-bicicleta) é uma das opções de transporte em Kathmandu.


Tuk Tuk: É assim que eles chamam o rickshaw motorizado


Vendedor de Manga


Vendedoras de flores


Vendedora de pimentas





Coca-cola nepalesa


Você iria nesse dentista?


Então dá uma olhada na vitrine: coleção de dentes extraídos dentro do pote e as dentaduras nas prateleiras.


Loja de tecidos. O bairro de Thamel tem muitas opções de lojas de roupas, tecidos, souvenirs, artigos de trekking, etc.


Costureiro


Ele fica na frente do hospital, se você precisar de orações


O movimentado bar que vende Lassi (bebida a base de iogurte)


Vendedor no Chowk (mercado de rua), com típico chapéu nepalês


Na janela de um antigo prédio no centro da cidade


Elegante, com camisa tradicional. A estampa do tecido é a mesma dos tradicionais chapéus nepaleses.


Batendo um papo na janela do ônibus


Kathmandu e suas cidades vizinhas oferecem várias atrações de interesse cultural e histórico. Nos 10 dias que passamos em Kathmandu visitamos alguns desses lugares, tais como Swayambhunath, Bodhnath, Pashupatinath, Hanuman-dhoka Durbar Square e Patan Durbar Square. A seguir, nas próximas postagens, estaremos falando especificamente de cada um destes lugares.



Swayambhunath - Kathmandu
Stupa Bodhnath - Kathmandu
Durbar Square - Kathmandu
Pashupatinath - Kathmandu
Patan

Um comentário:

  1. adorei seus relatos e suas fotos, obrigada por compartilhar sua experiência.
    Tenha uma adorável semana.

    ResponderExcluir