De Muktinath à Manang, cruzando o Thorung La - Annapurna Circuit (Parte 3) - Nepal

Dia 6 (11/06):

Acordamos tarde, tomamos o café da manhã tranquilos e deixamos Ranipauwa (3710m) às 9:00 rumo ao pequeno vilarejo de Chabarbu (4190m). Nossa idéia era nesse dia somente subir até Chabarbu, para ganhar um pouco mais de altura antes de cruzar o Thorung La (Passo Thorung), com 5416 metros de altitude. Chabarbu é o último vilarejo antes do passo e, assim, passaríamos uma noite lá, para reduzir ao máximo a longa subida que faríamos no dia seguinte.

Chegamos em uma hora e meia de caminhada em Chabarbu, onde paramos num pequeno lodge para tomar um milk tea e comer um lanche. Começamos a pensar que não haveria muito o que fazer neste minúsculo vilarejo, senão esperar o tempo passar, para cruzar o passo no dia seguinte. E não estávamos muito motivados a esperar. Assim, decidimos tentar cruzar o passo nesse dia mesmo. Já era tarde. No entanto, ainda havia tempo suficiente. E estávamos bem aclimatados, de forma que não teríamos problemas com a altitude.

Já eram 11:00 quando terminamos nosso lanche e deixamos Chabarbu, subindo rumo ao passo. Conforme o dia foi avançando, o tempo foi ficando nublado e o vento cada vez mais forte, como é de costume durante a tarde. No final da subida começou a nevar um pouco. Mas sem problemas: Continuamos firmes até chegar no passo, às 16:00. Ficamos somente uns 15 minutos lá em cima, tirando algumas fotos, e logo já começamos a descida pelo outro lado (face leste). Em mais uma hora e meia de caminhada chegamos no vilarejo de Thorung Phedi (4540m), onde passamos a noite. Nos hospedamos no Thorung Camp Lodge (100 rúpias o quarto para duas pessoas). Foi um longo dia de caminhada e estávamos cansados.

- DICA: Na caminhada que fizemos de Ranipauwa (Muktinath) até o Thorung La foram 1700 metros de desnível. É uma longa subida. Para fazer isso é importante estar bem aclimatado. No entanto, este trajeto pode ser quebrado em 2 dias, subindo até Chabarbu no primeiro dia (480m de desnível) e cruzando o passo no segundo dia (1220m de desnível). Mas ainda assim é uma longa subida.
Normalmente as pessoas cruzam o Thorung La no outro sentido, ou seja, de leste para oeste. Assim, o desnível a ser vencido na subida é bem menor. Para cruzar o passo neste sentido, pode-se partir do vilarejo de Thorung Phedi, à 4540m de altitude, portanto necessitando vencer somente 870 metros de desnível. Ou também é possível dormir em um outro vilarejo, um pouco mais acima, chamado High Camp (4850m de altitude), reduzindo o desnível até o passo para apenas 560 metros.
No geral as pessoas aconselham fortemente que se cruze o passo no sentido de leste para oeste, dizendo que é “extremamente” difícil cruzar no outro sentido. Porém, na realidade não é tanto assim. Os dois sentidos são bem factíveis.


O Thorung La (Passo Thorung), com 5416m de altitude, está entre as montanhas Yakgawa Kang (6481m; à esquerda) e Khatung Kang (6484m; à direita).


O Thorung La (5416m). Abaixo do passo, no final do vale, pode-se ver o vilarejo de Chabarbu (4190m).


Subindo, um pouco acima de Chabarbu. Até aí ainda fazia calor, estávamos de camiseta.


Subindo. Poucas horas de caminhada mais acima, o ar foi esfriando: Aí já havíamos colocado um casaco.


O Passo Thorung é utilizado também para transporte de mercadorias entre os vilarejos. Durante a subida, cruzamos com várias mulas que estavam descendo para Muktinath.


Durante a subida, aos poucos o tempo foi fechando e o vento foi ficando mais forte, como é de costume nos finais de tarde.


No final da subida já estávamos entre as nuvens e começou a nevar. Fazia bastante frio.


Chegamos às 16:00 no Thorung La (5416m)


Thorung La


Descendo, após cruzar o passo. Ao fundo está o Khatung Kang (6484m).


Depois de subir 1700 metros de desnível até o passo, descemos 870 metros pelo lado leste do passo, até ao vilarejo de Thorung Phedi.


Na descida, passamos por uma casa, a cerca de 5000 metros de altitude, que estava fechada. Na alta temporada a casa fica aberta, vendendo chá e lanches.


Dia 7 (12/06):

Deixamos Thorung Phedi (4540m) de manhã cedo e caminhamos rumo ao povoado de Manang (3540m). Estávamos ainda com o corpo cansado, devido a longa caminhada do dia anterior. Assim, caminhamos devagar, curtindo a paisagem e tirando várias fotos. O dia estava bonito e nos proporcionou a vista de algumas montanhas interessantes. Chegando em Manang, nos hospedamos no Nilgiri Hotel (quarto para duas pessoas: grátis).

Gangapurna (7454m), visto de Thorung Phedi, de manhã cedo.


Mulas em Thorung Phedi


Visual no início da descida de Thorung Phedi para Manang.


Na trilha





Annapurna III (7555m; à esquerda) e Gangapurna (7454m; à direita).


Annapurna III (7555m)


Na trilha, descendo rumo à Manang, com o Annapurna III (7555m) e o Gangapurna (7454m) ao fundo.


Passando por uma Mani Wall (parede de pedras esculpidas com mantras budistas, bastante comum nas trilhas do Nepal).


Cruzando uma ponte suspensa


Annapurna II (7937m)


Bandeirinhas budistas, com o Annapurna III (7555m) ao fundo.


O vilarejo de Manang, à 3540m de altitude. Ao fundo, está o Himalchuli (7893m).


O Himalchuli (7893m) está localizado na cadeia de montanhas do Manaslu, já fora do maciço do Annapurna. Nesta foto, mais abaixo, em primeiro plano, pode-se ver também a Paungda Danda, uma impressionante parede de rocha desgastada pela ação de um antigo glaciar.


Vista para o vale acima de Manang, no rumo oeste. Ao fundo, pode-se ver o Tilicho (7134m).


Passando por rodas de oração, chegando em Manang.


O vilarejo de Manang, com o Annapurna II (7937m) ao fundo.


Passando embaixo de uma stupa, em Manang.


Flor


Flores








Para ver as demais postagens sobre esta caminhada, clique nos links abaixo:

Annapurna Circuit (Parte 1)
Annapurna Circuit (Parte 2)
Annapurna Circuit (Parte 4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário