Amritsar - India

Amritsar está localizada no Punjab, próxima à fronteira com o Paquistão. Com um milhão de habitantes, é mais uma tumultuada, barulhenta e suja cidade da India, que não teria grandes motivos para uma visita se não fosse o Golden Temple. Este complexo é o templo mais sagrado dos Sikhs, e também um dos lugares mais espetaculares da India.

Chegamos em Amritsar na noite de 15/04/2010, depois de uma longa viagem de ônibus desde Dharamsala (passando por Pathankot para trocar de ônibus). Fomos dormir cansados e, no dia seguinte, passeamos pela cidade. Fomos no Golden Temple e também no parque Jallianwala Bagh.


Golden Temple, o mais sagrado dos templos Sikhs. O complexo é composto por um conjunto de prédios em torno de um lago. E no interior do lago está o templo, propriamente, que é acessado através de uma passarela.


A arquitetura do Golden Temple é uma mistura de estilos hinduístas e islâmicos, porém com algumas características próprias. O domo de ouro, dito ser construído com 750kg de ouro puro, representa uma flor de lótus invertida, simbolizando a busca dos devotos Sikhs a uma vida pura.


O Golden Temple recebe milhares de visitantes todos os dias. De acordo com a natureza receptiva dos Sikhs, todos são bem vindos, indepentente de religião, raça ou nacionalidade. O complexo do templo oferece alojamento e refeições gratuítas à todos. Doações e serviços voluntários são bem vindos, mas não são obrigatórios.


Voluntários trabalhando na limpeza de copos


Voluntários, com baldes de água, limpando o piso


Nós no Golden Temple. Para entrar no complexo do templo, todos devem cobrir a cabeça e estar com os pés descalços.


Além de toda a arquitetura e beleza do Golden Templo, as pessoas também são um espetáculo à parte. Os Sikhs são realmente muito receptivos e gostam de receber visitantes de outras religiões e culturas em seu templo sagrado. Eles usam turbantes, têm longas barbas e muitos também carregam alguns símbolos religiosos, tais como uma pulseira de ferro, uma faca, entre outros.
A seguir está uma série do fotos de pessoas. Eles adoram ser fotografados... Sorte nossa, pois nós adoramos tirar fotos!
































































Antes da maioridade, as crianças e jovens utilizam outro tipo de turbante, menos volumoso e geralmente com um côque formando uma bolinha acima da testa.


Senhora figura





Cycle-rickshaw: um taxi-bicicleta


Jallianwala Bagh é um parque construído no local onde houve um violento massacre. Em 1919 um general britânico mandou seus soldados atirarem contra indianos que estavam fazendo uma manifestação pacífica. Em cerca de 6 minutos, por volta de 1500 pessoas foram mortas, entre elas muitas mulheres e crianças. Atualmente, no parque estão conservadas as marcas de balas nas paredes, assim como um poço, onde centenas de pessoas pularam no desespero de tentar fugir dos tiros.


No dia 17/04, de manhã cedinho, partimos para uma longa viagem rumo ao Nepal.
Em Amritsar pegamos um trem até Gorakpur, onde chegamos na manhã do dia seguinte. E de Gorakpur, fomos de ônibus até Sunauli, cidade que faz fronteira com o Nepal.
Assim, depois de quatro meses e meio de viagem pela India, deixamos este fantástico país e entramos no Nepal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário