Incredible India (Parte 3) - Línguas

A India tem 18 línguas reconhecidas na Constituição, as quais se dividem em dois grandes grupos: o “Indic” (também chamado “Indo-ariano”) e o “Dravidian”. Adicionalmente a estas línguas oficiais, existem ainda mais de 1600 línguas menores e dialetos.
Enfim, não existe uma língua comum para todo o país. E este é um dos principais motivos de que o inglês ainda é amplamente falado, mesmo depois de mais de 50 anos de que os britânicos deixaram o país, e o por quê do inglês ser a língua oficial do sistema judiciário indiano.
As línguas do grupo “Indic” eram faladas por povos que habitavam a Asia central e que invadiram (alguns milênios atrás) aquilo que atualmente é a India. Já as línguas “Dravidian”, são originais do sul da India.
Grande parte das línguas indianas tem sua própria escrita. Uma nota indiana (rúpia) está escrita em todas a línguas oficiais e mais em inglês.
As línguas oficiais da India são: Assamese, Bengali, Gujarati, Hindi, Kannada, Kashmiri, Konkani, Malayalam, Manipuri, Marathi, Nepali, Oriya, Punjabi, Sanskrit, Sindhi, Tamil, Telugu, Urdu. O Hindi é a língua oficial do governo da India.
Tem-se realizado esforços em promover o Hindi como língua nacional e gradualmente retirar o inglês. Porém, a grande barreira que se tem mostrado a este plano, é que o Hindi, apesar de ser a língua predominante no norte, não tem nada a ver com as línguas do grupo “Dravidian”, faladas no sul do país. E assim, vem do sul a oposição contra a adoção do Hindi como língua nacional e o suporte para que se mantenha o inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário