Ajanta - India

Ajanta está à 105km da cidade de Aurangadad. É um conjunto de templos budistas escavados na rocha, do século II a.C ao VI d.C. Conforme o budismo perdeu forças na região, o local foi ficando deserto. Foi tomado pela vegetação e ficou esquecido. Em 1819 os ingleses descobriram o local puramente ao acaso. Apesar da idade, as pinturas nestes templos-caverna estão muito bem conservadas. Muitos atribuem isso, ao fato do lugar ter ficado isolado da humanidade durante séculos.
As 30 cavernas de Ajanta estão ao longo das encostas de um cânion em forma de ferradura, onde passa o Rio Waghore. No final do vale há uma bela cachoeira.

Na noite de 05/12/2009 pegamos em Mumbai um trem rumo à cidade de Aurangabad. Passamos a noite viajando e chegamos por volta das 4:30 da madrugada (06/12) em nosso destino. Procuramos um hotel, onde descansamos por algumas poucas horas. Pelas 10:00 já estávamos pegando um ônibus rumo a Ajanta. Pouco mais de uma hora e meia de viagem e finalmente chegamos. Passamos o dia passeando pelos templos-caverna de Ajanta e, de noite, voltamos para Aurangabad para jantar e dormir cansados.


Vista geral do conjunto de templos-caverna








Pintura mural na caverna 1: Padmapani segurando a flor de lótus. As pinturas foram feitas com pigmentos minerais locais, exceto o pigmento azul (lapis lazuli), que vinha da Ásia Central.


Outra pintura bem conservada da caverna 1, que recorda a vida do princípe Mahajanaka, que renunciou o seu reino para se tornar um asceta.


Caverna 2, ornamentada com colunas, pinturas e uma grande estátua de Buda. No teto pode-se ver a pintura de uma grande mandala que retrata o cosmos.


Grandes esculturas da caverna 4.


Escultura de Buda na caverna 7.


Estátua de Buda na caverna 10. Acredita-se que esta é a mais antiga das cavernas (de 200 a.C).


Família Indiana na caverna 12. Pode ser observado parte da pintura que ainda resta no teto.


Elefante esculpido no passeio entre cavernas.


Caverna 26, com teto em arco e muito ornamentada.


Esculturas da caverna 26.


Escultura de Buda deitado em preparação para o nirvana na caverna 26.


Fachada da caverna 1.


Meninas no Rio Waghore com reflexo das cavernas.


Cachoeira no final do vale.











Os indianos gostam muito de tirar fotos de estrangeiros e de serem fotografados. Por diversas vezes eles nos pediam para tirar fotos junto com eles. Eles são super curiosos e sempre perguntavam qual era o nosso país.





Nessa ocasião eles queriam que nós segurássemos as suas crianças para tirar a foto.











Esquilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário